Negócios

Como planejar o lance do seu consórcio e conseguir sua carta contemplada

Para conseguir sua carta de crédito contemplada, você tem duas alternativas. A primeira delas é o sorteio, que pode demorar muito. A segunda é uma opção mais interessante: o lance.

A contemplação por lance deve ser feita de maneira cuidadosa. Existem diferentes tipos de lance com diferentes resultados, e você deve entendê-los.

Para te ajudar no processo de contemplação, separamos 5 dicas.

Entenda como funcionam os lances

O primeiro passo para quem quer ser contemplado por lances é entender como tudo funciona. De maneira prática, existe o lance fixo e o lance livre.

No lance fixo, você pode fazer uma oferta de uma porcentagem do valor de crédito. Esse valor é definido pela administradora do consórcio. O vencedor é quem possuir o maior valor.

No lance livre, você pode ofertar o valor que quiser, pois a administradora não define percentuais. Ganha, mais uma vez, que tiver o maior lance.

Conheça as regras do jogo

Ganhar a sua carta contemplada por lance requer um conhecimento das regras do consórcio. Mas onde você pode encontrá-las? Todas as regras do grupo estão especificadas no contrato inicial.

Lembre-se de que essas normas podem variar de acordo com a administradora. É por isso que você deve conhecer as regras de lances apenas do seu grupo.

Muitas coisas podem ser definidas por regras individuais. Elas dirão se, por exemplo, a administradora de seu consórcio permite o lance embutido. Essa modalidade permite o uso de valores da carta de crédito para pagar seu lance.

Pode ser, também, que o consorciado precise fazer o lance com certa antecedência. Se você perder esse período, não conseguirá ser contemplado na assembleia do mês.

Entenda o seu grupo

Como você já deve ter notado, ganhar a sua carta contemplada por meio de lances pode ser complicado, pois não sabemos o valor ofertado. Isso vale principalmente para os lances livres.

Ao entrar em um consórcio, você deve estar atento ao comportamento do grupo. Desse modo, você saberá quanto é investido geralmente. Assim, fica mais fácil estabelecer o valor de um lance vencedor.

Tome cuidado, pois os lances podem mudar de acordo com a assembleia. De qualquer forma, sua pesquisa pode te dar um norte.

Acompanhe todas as assembleias

Para estudar o comportamento dos outros consorciados, você precisará comparecer a assembleias. Elas ocorrem mensalmente em datas estabelecidas pela administradora.

É interessante comparecer mesmo que você ainda não tenha dado o seu lance. Entender o funcionamento das coisas facilita muito no processo de contemplação.

Atenção ao calendário

Para planejar o lance perfeito, você não deve fazer nada no calor do momento. É necessário que você encontre períodos estratégicos.

Sabemos, por exemplo, que na época do 13º as pessoas dão mais lances. É claro, elas possuem mais renda.

Já no início do ano, são muitas as despesas a pagar. O valor dos lances diminui. É nesse momento que você pode sair vencedor.

Dar lances não é tão difícil assim, certo? Agora é só se planejar e investir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *