Negócios

Como abrir uma empresa

como-abrir-uma-empresa

A dúvida sobre “como abrir uma empresa” costuma atingir a todas as pessoas que têm o sonho de deixar de ser funcionário e passar a ser chefe. No entanto, o processo de abertura de empresa tem diversas etapas, incluindo a preparação de documentos, o planejamento e vários outros detalhes.

Na pesquisa sobre como abrir uma empresa, ou mesmo como abrir uma microempresa, as dúvidas sempre são bem grandes, em especial com relação ao processo de criar CNPJ. Por isso, neste artigo, serão explicados alguns detalhes com relação a como abrir um negócio com mais facilidade e de forma a deixá-la totalmente legalizada.

Como ter um CNPJ

Abrir CNPJ é um ponto fundamental para conseguir criar uma empresa. Afinal, esse é o documento que coloca o seu negócio oficialmente nos registros da Secretaria da Fazenda e dá mais credibilidade frente aos seus clientes.

Para criar um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), é preciso preparar um contrato social, que é um documento no qual constam todos os detalhes referentes ao seu empreendimento. Para abrir empresa, é importante determinar quem serão os seus donos ou sócios, de quanto está sendo o seu capital inicial, onde ela se situará, etc. Tudo isso tem de ser mencionado no contrato social.

É claro que se você está procurando informações sobre como abrir uma empresa individual, não precisará citar possíveis sócios em seu contrato social. Aliás, isso é proibido para quem deseja ser microempreendedor individual (MEI), considerando que não ter nenhum sócio é uma das normas do governo federal.

Em seguida, deve-se determinar em que segmento a empresa vai atuar: será uma lavanderia? Uma empresa voltada para a alimentação? Para o cuidado com animais domésticos? Esse tipo de informação precisa ser concedido para que o CNPJ da empresa seja emitido.

Por fim, será a hora de fazer o registro dela nos órgãos de fiscalização, como a Receita Federal  e a Junta Comercial do Estado. Cabe salientar que o trâmite para abrir uma microempresa também é o mesmo e que a primeira e a última etapa têm custos diferentes para cada lugar do país.

Como abrir uma empresa: necessidade de um contador

A abertura de uma empresa, ao mesmo tempo em que é um sonho realizado, também traz várias inseguranças, sobretudo para indivíduos que nunca tiveram contato com esse tipo de trâmite. É por isso que o apoio de um contador, muitas vezes, torna mais simples o entendimento dos tributos cobrados pelo governo federal e a preparação dos documentos.

Além disso, a presença de um contador no processo de abertura de uma empresa faz com que o empreendedor se sinta mais seguro para focar em aspectos mais práticos, como cuidados com o local onde a empresa vai funcionar, divulgação e muito mais.

O custo da utilização de serviços de um contador para abrir empresa é variável, inclusive de acordo com o local. Porém, essa pode ser considerada uma assessoria indispensável e um investimento para que o empreendimento tenha certeza de legalidade na abertura.

Leia mais no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *