Saúde

Como funciona o implante dentário?

implante dentario

O implante dentário é um procedimento que alia saúde e estética, servindo para que os pacientes ganhem mais autoconfiança. Realizado por cirurgiões dentistas, ele pode ser feito em substituição a poucos dentes ou em carga imediata, no qual todos os dentes avariados são substituídos.

Realizados com anestesia local, o protocolo inferior e o protocolo superior podem ser feitos no mesmo dia e, depois do tratamento, o paciente pode levar uma vida normal, comendo sem preocupação, sorrindo, etc.

O que costuma atrair as pessoas para fazer uma prótese fixa é o fato de ela não se soltar, coisa que pode acontecer com as dentaduras móveis e as pontes.

Recomendação dos implantes dentários: quando fazer?

Os implantes dentários são recomendados quando o dente foi danificado de um jeito que não há mais recuperação. Muitas vezes, isso acontece por causa da morte da raiz, que é decorrente de má higiene bucal, uso de determinados medicamentos, uso de drogas e algumas doenças.

Também é possível fazer o implante dentário quando um dente sofreu um impacto e quebrou praticamente por inteiro, deixando somente uma pequena parte presa à gengiva. Nesse caso, o dentista pode retirar esse osso e fazer o implante.

Existem ainda pacientes que resolvem fazer o implante dentário mesmo sem ter passado por nenhuma das situações acima, apenas por ter desejo de dentes mais regulares e bonitos. É claro que, muitas vezes, os dentistas não permitem isso e tentam convencer o paciente a fazer um tratamento menos agressivo.

Como ele é feito

Para fazer o implante dentario, o profissional tem de garantir que não haja raízes ainda na gengiva. Sendo assim, ele as retira e faz a higienização de cada buraco onde elas ficavam para depois colocar os pinos de titânio que vão segurar os novos dentes.

Esses pinos serão como raízes, sendo alojadas dentro da gengiva e recebendo o dente acoplado. O tempo para que uma prótese fixa seja feita é variável: quando se trata de carga imediata, onde todos os dentes são substituídos em um dia só, o paciente pode ficar 8 horas no consultório.

Por outro lado, se o implante será de poucos dentes, o procedimento termina muito mais rápido.

Antes do implante dentário, uma avaliação médica profunda

O paciente que quer fazer uma prótese fixa precisa ser avaliado pelo profissional dentista antes. Assim, é necessário marcar primeiro uma consulta para que sejam avaliados os dentes e a gengiva, determinando como será feito o implante, o seu valor, quantos dentes deverão ser substituídos, etc.

É normal que o dentista também solicite exames cardíacos para ter a certeza de que não haverá qualquer problema por causa da aplicação da anestesia.

Implante dentário preço

O preço do implante dentário tem valores diferentes de acordo com a quantidade de dentes que serão substituídos e em quanto tempo o paciente quer que o tratamento seja feito.

Cada profissional dentista também tem uma tabela para a realização do implante dentário e é importante desconfiar se o procedimento for muito barato.

Leia mais em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *