Psicologo Online

Aprenda já o que um psicólogo não pode fazer!

Com o aumento tão considerável da quantidade de pessoas que fazem acompanhamento psicológico, torna-se importante compreender o que um psicólogo não pode fazer.

Mesmo os pacientes devem ter conhecimento a respeito de o que um psicólogo não pode fazer porque, caso se depare com uma conduta inapropriada, é preciso fazer o reconhecimento e reportar tudo ao órgão fiscalizador.

o que um psicólogo não pode fazer

Diferente do que se pode pensar, há muitas respostas para “o que um psicólogo não pode fazer” e qualquer pessoa que tenha levado a sério a sua faculdade de Psicologia sabe disso, especialmente aquelas que querem manter o seu registro no Conselho Regional de Psicologia sem nenhuma mancha.

Fique sabendo já o que um psicólogo não pode fazer e como agir no caso de uma conduta reprovável por parte do profissional.

Não prestar 100% de atenção à sessão

É claro que o terapeuta pode ter diversas coisas para fazer, mas é proibido que ele esteja dedicando a sua atenção a qualquer outra coisa que não seja o atendimento ao paciente. Por exemplo, sobre o que um psicólogo não pode fazer, uma das coisas é usar o celular ou atender a uma ligação.

Dar a entender qualquer interesse sexual

Sempre que se fala sobre o que um psicólogo não pode fazer, essa é uma das principais coisas: dar a atender qualquer o interesse sexual pelo paciente.

Sendo assim, ele não deve ficar fazendo comentários descontextualizados com relação a esse tema e nem mesmo ficar encostando demasiadamente no paciente, já que isso pode fazer com que este se sinta desconfortável e, dependendo de qual seja o problema a ser tratado, pode ocorrer até um gatilho.

Dar a entender que acha os problemas do paciente uma bobagem

Provavelmente, todo mundo já teve contato com alguém que minimizava qualquer situação que era contada e, inclusive, existem pacientes que decidem procurar a terapia justamente por conviver com indivíduos assim.

Leia também:  Conheça os principais objetivos da terapia familiar

Por isso, é claro que o terapeuta não pode agir dessa maneira, sendo fundamental que ele faça com que o paciente sinta que aquilo que o incomoda é mesmo algo legítimo.

Vale dizer que os psicólogos que agem dessa maneira podem fazer com que os pacientes se sintam ainda piores, agravando sensivelmente a sua condição.

Comer durante a sessão

Sem dúvida, dentre o que um psicólogo não pode fazer está fazer um lanchinho durante a sessão. Aquele é um momento sério parta todos, mas especificamente para o paciente, que está buscando ajuda para uma condição que atrapalha a sua qualidade de vida.

Por isso, é completamente inadequado que o terapeuta se sinta confortável para simplesmente comer enquanto está ouvindo o que o seu paciente tem a expressar.

Comentar sobre o caso do paciente

É claro que pode acontecer de o psicólogo precisar de uma opinião extra de um colega para que o seu atendimento ao paciente seja o mais eficiente o possível. No entanto, é claro que isso é bem diferente de a pessoa ficar comentando do caso do seu paciente com outras pessoas e isso é extremamente proibido.

Por isso, mais uma resposta para o que um psicólogo não pode fazer é violar a privacidade de quem está fazendo a sua sessão.

Já sei o que um psicólogo não pode fazer: como denunciar?

No caso de o terapeuta ter uma conduta considerada desnecessária ou prejudicial ao paciente, este pode fazer uma denúncia no Conselho Regional de Psicologia (CRP), informando o número funcional do indivíduo e relatando o caso.

Dependendo de qual seja a atitude desse terapeuta, é claro que a denúncia em uma delegacia se torna, sendo recomendado isso em casos, por exemplo, de assédio.

Leia também:  Conheça os principais objetivos da terapia familiar

Saiba mais sobre o que um psicólogo não pode fazer lendo o https://genbraininteligenpill.com!

Deixe um comentário