Adestramento de Cães

Adestrador de cães: Descubra tudo sobre

adestrador de caes

Seja para complementar a renda ou torná-la a principal, treinar cachorro profissionalmente exige muito trabalho, disciplina e muito amor pelos animais! Deseja ingressar na área? Veja como nesse artigo!

Como treinar cachorro: competências da profissão

Se você gosta muito dos animais e de estar ao ar livre brincando com eles, a profissão de adestrador para cachorro é uma boa opção.

Para saber como treinar cachorro de maneira profissional, é necessário conhecer as competências inerentes à essa função:

  • Estudar, buscar conhecimento na área, fazer cursos e se especializar;
  • Lidar diretamente com os animais, auxiliando-os a corrigir comportamentos errados, levando-os a terem uma rotina mais tranquila e específica;
  • Dominar as técnicas de adestramento tradicional e positivo;
  • Conhecer as particularidades de cada raça de cachorro, considerando o tipo de criação de cada um;
  • Saber como lidar com os donos dos animais, ensinando-os a lidarem com o comportamento do bichinho;

Para quem é indicado o serviço de adestramento de cão?

Todos os cachorros podem fazer o adestramento tradicional, seja de qualquer porte, raça ou idade. A recomendação é que o quanto antes o animalzinho for adestrado, melhores serão os resultados.

Quando procurar um adestrador profissional para o meu cãozinho?

Para saber como ensinar cachorro filhote ou mesmo em porte adulto, o profissional precisa ter muita afinidade com o cãozinho, sabendo lidar com o dono e ensinando-o as técnicas certas de adestramento.

O treinador de cães deve ter muita clareza e foco nos resultados finais do processo, sabendo assim conduzir o animal à obediência e submissão, associando a imagem de um líder ao seu dono.

Sinais de que o pet precisa de um treinamento para cachorro

Quando eles são filhotes, fica fácil visualizar um comportamento errado de um cãozinho. Mas, quando eles crescem e criam a própria rotina diária, pode ser mais difícil identificar os gatilhos que fazem o bichinho se comportar mal, sendo necessário acionar o profissional responsável por adestrar cão:

  • O cãozinho não gosta de ficar muito tempo sozinho em casa, gerando uma ansiedade, tristeza e irritabilidade no animal;
  • Ele pode descontar essa energia negativa comendo os móveis, chinelos, panos, roupas preferidas dos donos e outras travessuras, tudo para chamar a atenção!
  • Os pets podem ter comportamentos incomuns, como por exemplo, comer fezes ou gostar de ficar sempre na sujeira, como lama, barro e etc;
  • Muitos donos deixam para procurar um profissional de adestramento quando eles não sabem mais como educar um cachorro filhote ou mesmo em fase adulta, gerando grande conflito em casa;
  • Como treinar cachorro filhote? Deve-se primeiramente identificar quais são os conflitos enfrentados pelos seus donos, montando assim um plano de ação que vá de encontro a esses problemas;
  • Ensinar o cãozinho a faze as suas necessidades em um local específico é o primeiro passo em direção ao adestramento de pets;

No Brasil, ainda não existe uma lei específica que regulamente a profissão de adestrador de cães. Mas, aqueles que se interessam pela área podem fazer cursos, participarem de palestras (tanto no Brasil como no Exterior), conversar com outros profissionais e buscar parcerias que os ajudem a firmar nesse segmento.

Leia mais em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *