Equipamentos de Som

Filtro de linha e suas funções

filtro de linha

Um filtro de linha é o nome que se dá de forma genérica, em nosso país para o protetor de surtos na linha na rede elétrica. É destinado, no geral para a proteção dos computadores e de produtos eletrônicos. Há um grande problema com eles, no Brasil, já que a maioria dos que estão disponíveis no mercado, não possuem todos os componentes que são de filtragem.

Os seus componentes de filtragem, servem para as interferências ou para uma absorção e dissipação dos surtos de tensão. Muitos deles são apenas extensões, o que pode ser um problema encontrado no Brasil. No mercado internacional é possível encontrar parecidos aos brasileiros, com proteções que podem absorver entre 500 e 3.000 joules de energia de exceção.

O que se espera desses produtos

Além da filtragem de transientes, é esperado de um bom filtro de linha, que ele também atue na proteção contra descargas elétricas. Entretanto, essa proteção feita por ele, é por meio do uso de alguns componentes como os varistores, os fusíveis térmicos, dispersores e outros. Os Movs ou varistores são os seus componentes principais de proteção.

A função deles é a de direcionar os surtos que são de tensão para o aterramento. Num caso, que é de forma extrema, os varistores são destruídos e ainda protegem o seu equipamento. Os varistores em combinação com capacitores e indutores, controlam a entrada de longos picos de voltagem, garantindo uma filtragem contra as altas frequências.

Contudo, essas altas frequências podem ser produzidas por equipamentos tais como os liquidificadores, as batedeiras, alguns ventiladores e etc. Os filtros de linhas são também conhecidos como réguas, por serem dispositivos que tenham fusíveis, varistores, capacitores e indutores. A finalidade desses equipamentos é o de evitar a passagem de altas correntes para os aparelhos.

Ao evitar essa passagem das altas correntes para os aparelhos, que nele são conectados, quando o fusível queima, ou seja, a energia é cortada que alimenta esse filtro. Além de remover os ruídos e os picos de tensão, os filtros de linhas possuem finalidades que são básicas como a expansão do número de tomadas disponíveis e dar uma proteção em curto-circuitos.

Uma boa proteção contra os surtos de energia

Ela deve conter dois modos de operação, que são o diferencial e o comum. O primeiro lida com surtos entre fase e neutro, que são aqueles que estão presentes na rede de energia o tempo todo, sem ter uma real necessidade de aterramento. Os surtos podem ocorrer quando um liquidificador, uma batedeira ou outros equipamentos são ligados.

É o filtro de linha que possui um fusível que é o responsável pela proteção em casos que são de sobrecarga de energia, que queima e que evita equipamentos que estão ligados a ele que sejam danificados. Os picos de energia ocorrem normalmente na rede elétrica, alguns deles são sentidos e outros não, além de outros chegarem a danificar os seus equipamentos. É nesse momento que surge esse equipamento para a proteção dos diferentes equipamentos.

Acesse meu blog para conhecer mais conteúdos como esse.

Deixe um comentário