Consulta AVCB, tudo o que precisa para conseguir

 O auto de vistoria do Corpo de Bombeiros é importante para assegurar que não aconteçam incêndios e também para dar certeza de que, no caso de um acidente desse tipo, todas as pessoas terão meios de salvar sua vida por meio de saída de emergência.

Chamado de forma genérica de AVCB bombeiros, ele é um documento um pouco trabalhoso de ser conseguido porque a corporação tem diversas exigências. É em decorrência disso que, em alguns casos, as empresas buscam um profissional em Engenharia para fazer o que é chamado de projeto técnico: ele é um apanhado de todas as medidas tomadas para que o ambiente esteja seguro.

O AVCB SP, assim como o AVCB MG Corpo de Bombeiros, não é gratuito, mas não se pode mensurar um valor exato: a corporação cobrará o documento com base nas características do lugar. Além disso, o custo do auto de vistoria é diferente em cada Estado e, algumas vezes, pode chegar a R$ 1.200,00.

AVCB significado – o que ela avalia?

 

O significado do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros vai bem além das suas siglas: é preciso entender como esse documento determina que certo lugar é seguro. Para isso, o representante do Corpo de Bombeiros precisa ficar atento a vários detalhes e em todas as partes da construção.

Por exemplo, o AVCB Corpo de Bombeiros analisa se existe umidade perto instalações elétricas que possam dar início a um curto circuito. Outro ponto de avaliação do auto de vistoria é a própria instalação elétrica: se ela tiver fios descascados ou houver pontos dos interruptores enferrujados e outros problemas.

Com o AVCB, fica claro se o estabelecimento possui uma saída de emergência, coisa fundamental para que as pessoas possam evacuar o lugar em caso de incêndio. Inclusive, essa saída de emergência deve estar sinalizada. Cabe dizer ainda que o AVCB Corpo de Bombeiros analisa até mesmo as plantas dos lugares, ou seja, é tudo muito criterioso.

AVCB Corpo de Bombeiros SP 

Em São Paulo, os proprietários de estabelecimentos ou de construções podem solicitar o seu auto de vistoria por meio do sistema Via Fácil, cujo site também permite a simulação do valor desse documento, levando em conta a quantidade de metros quadrados construídos. Os preços dessas simulações são separados entre vistoria e análise.

Por outro lado, o valor do projeto técnico simplificado é sempre de R$ 101,88. Este tipo de projeto é requisitado para algumas construções específicas, como aquelas que armazenam gases inflamáveis.

Como funciona a AVCB Consulta

A AVCB consulta é gratuita e rápida: muitas vezes, o sistema requisita só o logradouro para identificar a construção e determinar se ela tem o auto de vistoria ou se ele está expirado.

Para efetuar a consulta do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, o indivíduo tem de ir à página dos Bombeiros ou da Polícia Militar do seu Estado. Para facilitar, deve-se escrever “AVCB Consulta” e a sigla do Estado; logo depois, o solicitante deve colocar o logradouro ou outro dado solicitado.

Leia mais artigos diretamente em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *