Calculadora

Como calcular inss de obra

Algo que boa parte das pessoas desconhece é que, quando se faz a construção de um imóvel, é preciso pagar à Receita um tributo voltado à aposentadoria e benefícios previdenciários. No entanto, como calcular INSS de obra?

Primeiramente, pode parecer estranho que a previdência social receba alguma coisa quando alguém faz a construção de um imóvel. Além de saber como calcular INSS de obra, a maioria das pessoas também quer saber qual é a razão para que elas tenham de pagar esse tipo de tarifa.

como calcular inss de obra

É claro que existe uma razão para que se precise aprender como calcular INSS de obra: é que a previdência social precisa aumentar os seus ganhos a fim de conseguir arcar com todos os benefícios. Dessa maneira, é claro que qualquer recolhimento é importante.

Sendo assim, se você está planejando construir algum imóvel ou fazer grandes reformas, fique de olho em como calcular inss de obra, considerando que não quitar essa alíquota pode trazer problemas graves junto à Receita.

Leia com muita atenção os detalhes para que os cálculos saiam corretos.

Antes de saber como calcular INSS de obra, entenda quando é o pagamento

Além de ficar inteirado sobre qual é a alíquota que se tem de pagar devido à construção, é claro que também é importante saber quando isso terá de ser acertado junto à Receita.

Normalmente, a cobrança é feita quando a construção está 100% finalizada: nesses casos, os donos do imóvel podem receber via Correios uma cobrança com a alíquota ou até imprimir o boleto em questão.

Nele, é necessário ficar de olho na área “alíquota a recolher”, pois é ela que indica qual será a porcentagem a ser paga como imposto.

Porém, ao saber como calcular INSS de obra, também se deve ter em mente que os imóveis não têm a mesma alíquota sempre: são muitos fatores que definem de quanto será a taxa.

Como estipular o Calculo INSS para um imóvel

Como falado, ao determinar como calcular INSS de obra, a previdência leva em conta algumas coisas, como:

· Quantidade de banheiros

Se isso parece inusitado, saiba que é comum. Quanto mais banheiros um imóvel tem, mais sofisticado ele é considerado. Assim, os imóveis que têm um banheiro apenas tendem a receber uma alíquota menor do INSS.

· Metragem

Da mesma maneira, imóveis que têm menos metros quadrados recebem uma cobrança mais baixa de impostos.

· Custo Unitário Básico

Quem pesquisa como calcular INSS de obra também se depara com o CUB, que é uma cobrança estadual para cada imóvel construído. Inclusive, o CUB não tem o mesmo valor em todos os lugares do Brasil.

É importante dizer que, muitas vezes, o INSS não calcula toda a metragem do imóvel: pode ser que ele considere apenas uma parte, o que é chamado de redução.

Como fazer o cálculo?

A partir do momento que você tem conhecimento de todos os fatores acima, é a hora de você saber mais sobre como calcular inss de obra e a melhor forma de estipular o quanto a Receita Federal vai cobrar (e repassar ao INSS) é usar um simulador:

 

· Especifique o Estado

· Indique que tipo de obra é, ou seja, se é comercial ou residencial

· Indique se é uma demolição ou uma construção

· Especifique se é alvenaria ou madeira

· Coloque suas informações de contato para que o resultado do simulador seja encaminhado

Já para que a cobrança do imposto de INSS sobre obra seja pago, o ideal é que se faça a impressão do boleto e, em caso de alguma dúvida, contate-se um posto da Receita Federal, que é encontrado em várias cidades do país.

Precisando entender mais sobre como calcular INSS de obra? Leia nosso https://genbraininteligenpill.com!

 

Deixe um comentário